Precisamos dele para nos mantermos alimentados , usufruirmos de produtos da mais alta tecnologia, termos transportes, comunicação, saúde , que seria de nόs por exemplo sem o trabalho insano dos nossos médicos , enfermeiros e demais profissionais ligados a saúde. Bem como os profissionais de outros segmentos.
Nos idos de 60 a população economicamente ativa era reforçada pelo trabalho do menor , que acobertado por uma legislação especial , com contrato liberado pela Delegacia do Trabalho ocupavam varias funções nas empresas aonde trabalhavam exceto as insalubres. De modo algum prejudicava os estudos e demais atividades inclusive recreativas dos menores, mas, principalmente lhes davam a condição de iniciar um aprendizado muito mais cedo do que ocorre hoje, de ter senso de responsabilidade entre outros benefícios e também ter o orgulho, de com o seu salário ajudar seus pais e também ajudava a se manter.
Mais o ponto fundamental é que ocupado com seu trabalho, com seu estudo e com as atividades recreativas o menor não ficava ocioso com risco de ser adotado por um traficante e iniciar muito cedo o caminho do crime e de sua morte . Muito se tem falado sobre a proibição do trabalho do menor, argüindo que se trata de uma exploração. Visto sobre este ângulo é ate dignificante para quem luta para que menores não trabalhem mais no momento em que, o menor deixa de trabalhar. Com o seu tempo ocioso perambula pelas ruas , pede esmolas nos cruzamentos, tem contatos com os traficantes e é presa fácil para iniciar-se no vicio hoje mortal para eles.
O que seria melhor? Regular mediante lei especifica ou trabalho do menor do que proibir e termos a cada ano um número mais crescentes de viciados em drogas, meninas engravidando e bebendo aos 11anos de idade, menores praticando crimes horrendos , ou seja ao invés de darmos oportunidade a nossos menores de iniciar via trabalho seus conhecimentos para formação futura como HOMEM , ao proibirmos o trabalho do menor , com isso , deixamos que o mundo do crime os ensine outro tipo de trabalho, senão o trabalho sério e honesto que dignifica o homem , não se esta falando em trabalho que explore o menor ou mesmo que o menor trabalhe em atividades insalubres.
Podemos deixar que a exploração se faça através dos traficantes ???
Não vamos alimentar o ócio , dando dinheiro sem contra partida de trabalho, pois isso no futuro é destruidor para o caráter dos jovens que estão se formando, pois acharão tudo muito fácil, não dando o devido valor ao trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário